Logística Reversa

A Logística Reversa pode ser definida como:

“O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência dos custos, dos fluxos de matérias-primas, produtos em curso, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar a deposição adequada”.

Ou seja, a Logística Reversa tem como objetivo planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz o retorno ou a recuperação de produtos e materiais pós-consumo.

Dale S. Rogers

Professor de Logística e gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Ronald Tibben-Lembke

Professor do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade de Nevada

Em 2020, o Ministério do Meio Ambiente deu o seu entendimento sobre o tema, em que a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Responsabilidade Compartilhada

A CarbonGreen entende que, para ter sucesso nessa cadeia de processos, é necessário haver uma RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA:

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por entregar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de Logística Reversa.

O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva, pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, pelo uso racional dos materiais e prevenção da poluição.

O Poder Público exerce a fiscalização do processo e, de forma compartilhada com os demais responsáveis pelo sistema, conscientiza e educa o cidadão.